This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


23.2.15

Pipocas caramelizadas


Toda a gente que é seguidor de algum blogue conhece A pipoca mais doce. Podem nunca ter lido, podem ler todos os dias e adorar, podem ler todos os dias só para dizer mal, mas duvido que nunca tenham ouvido falar. 
Goste-se ou não se goste, a rapariga lançou-se agora num desafio pessoal com uma componente solidária que é de louvar (ler aqui). Embora este blogue seja um micro-organismo quando comparado com o blogue  d'A pipoca mais doce, e embora seja bem provável que todos os leitores que passam por aqui passem também por lá, achei que não fazia mal nenhum divulgar por aqui também, ao mesmo tempo que arranjo um belo mote para publicar uma receita de pipocas.

Ingredientes:
  • 100 g de milho para pipocas
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 30 g de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Óleo, q.b.
Preparação:

Colocar um pouco de óleo no fundo de uma panela grande e cobrir o fundo com o milho. Levar ao lume. Quando as pipocas começarem a saltar, baixar o lume e aguardar que parem de saltar. Retirar as pipocas e reservar.
Levar novamente a panela ao lume com o açúcar. Agitar de vez em quando até o açúcar caramelizar. Juntar a manteiga e mexer até dissolver. Juntar o bicarbonato de sódio, mexer até a mistura homogeneizar e retirar imediatamente do lume. Juntar as pipocas e envolver até estarem todas cobertas pelo caramelo.
Transferir para um tabuleiro e deixar endurecer. Separar os pedaços maiores e servir.

Nota: Se se juntar 1 colher de chá de sal ao açúcar obtêm-se umas deliciosas pipocas de caramelo salgado.

2 comentários:

  1. A tua receita de Pipocas parece-me muito saborosa, mas um pouco mais calórica do que a minha. Há anos que não faço...mas fazia muito quando os filhos eram pequenos. O modo de confecção era igual ao teu, numa panela de fundo grosso. Mas quando elas abriam retirava a tampa e deitava uma ou duas colheres de sopa de açúcar e mexia com a colher de pau até estarem caramelizadas. Depois retirava para uma taça.
    Acho mais saudável sem manteiga nem bicarbonato, já que os teus meninos são pequenos.
    Não leves a mal este conselho de avó. Beijinhos e felicidades. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo nada a mal. Estas pipocas só aparecem lá por casa 3 ou 4 vezes por ano, por isso podemos abusar um bocadinho.
      Obrigada.

      Eliminar