This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


31.3.15

Bolo de chocolate com creme de laranja


Ufa! Acabou a época festiva cá em casa. Todos os aniversários da família mais chegada ocorrem entre o final de dezembro e o início de março. E para quem fica responsável pela comida, esta época é uma estafa. Quando todos estão a descansar da canseira do Natal e do fim de ano, eu ainda tenho 5 aniversários pela frente!
É claro que isto são queixas de barriga cheia, adoro fazer estas coisas, por mais trabalho que dêem. 

Hoje trago o bolo do 4º aniversário do meu filho mais velho. Muito antes da data ele só dizia que queria "um bolo da quinta". Não faço ideia de como lhe ocorreu este tema, provavelmente de algum colega do infantário. 
Fui testando a convicção dele ao longo do tempo, e como se manteve coerente, comecei a pesquisar umas ideias aqui e ali e saiu-me isto. O celeiro está mauzito, o meu filho pensava que o fardo de palha era uma salsicha, mas o resto correu bem e ele adorou o seu "bolo da quinta".

Ingredientes:
  • Bolo
    • 400g de manteiga sem sal
    • 400g de açúcar
    • 100g de chocolate para culinária
    • 8 ovos
    • 300g de farinha
    • 100g de cacau em pó
    • 1 colher de chá de fermento
  • Calda de laranja
    • 250g de açúcar
    • 250ml de água
    • 1 laranja
  • Creme de laranja
    • 250g de manteiga sem sal
    • 250g de açúcar em pó
    • 2 laranjas
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Juntar o chocolate derretido em banho maria.
Bater os ovos à parte e juntar aos poucos ao creme, sem parar de bater. Misturar a farinha com o fermento e o chocolate em pó e envolver no creme. Distribuir o creme por duas formas retangulares e levar ao forno durante cerca de 25 minutos.

Para preparar a calda de laranja colocar a água, o açúcar e o sumo e raspa da laranja num tachinho e levar ao lume até derreter o açúcar. Deixar arrefecer.

Quando o bolo estiver pronto, deitar cuidadosamente a calda sobre o bolo de forma a que seja bem absorvida. Deixar arrefecer e desenformar.

Preparar o creme de laranja batendo a manteiga com o açúcar e a raspa das laranjas até obter uma mistura uniforme. Cobrir um dos bolos com o creme e sobrepor o outro bolo.

Decorar com pasta de açúcar.



1 comentário:

  1. Parabéns pelo Bolo da Quinta! Está espectacular! Lindos os animais e todos os pormenores.
    Tive saudades de quando os meus filhotes eram pequeninos e eu lhes fazia esses mimos! Hoje já sou avó e as saudades não me abandonam...
    O Recheio de Laranja valoriza muito a delicadeza do Bolo de Chocolate. Para mim, que tenho "maus fígados", teria de substituir a manteiga do Creme por um queijo cremoso tipo Ricotta ou Philadélfia, mas não tem grande importância. Gostei muito. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar