This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


17.2.15

Pavlova


Foi muito a medo que me lancei no desafio de fazer uma coisa destas. Não tenho jeitinho nenhum para estas coisinhas delicadas que podem "desmaiar" com um simples piscar de olhos mais rápido. 
A primeira pavlova que fiz ficou muito linda, mas partiu-se quando a tentei colocar no prato de servir. Estava muito boa mas o aspeto... Digamos que parecia ter sido previamente mastigada.
Esta foi a segunda que fiz. E correu tudo bem. Sabor e aspeto aprovadíssimos.

Ingredientes:
  • 4 claras de ovo
  • 1 pitada de sal
  • 200 g de açúcar
  • 200 ml de natas frescas
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para as natas)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 300 g de frutos vermelhos
Preparação:

Bater as claras com o sal até começarem a formar picos. Sem parar de bater, juntar a pouco e pouco o açúcar. Depois de incorporar todo o açúcar, bater na velocidade máxima por mais 8 minutos. Ao fim desse tempo as claras deverão estar duras e brilhantes. Para testar se estão suficientemente batidas, colocar um pouco entre o polegar e o indicador e esfregar os dedos: se sentir a textura de um creme, estão prontas.
Colocar as claras sobre uma folha de papel vegetal, formando um círculo. Levar ao forno pré aquecido a 120ºC durante 1h20m. Ao fim desse tempo, desligar o forno e deixar arrefecer completamente dentro do forno. Para quem é impaciente, o melhor é desligar o forno e sair de casa por umas horas.
Depois de completamente fria, retirar cuidadosamente o papel vegetal e transferir para um prato de servir. 
A finalização da pavlova deve ser feita imediatamente antes de servir para que as claras não fiquem moles quando em contacto com a cobertura. Bater as natas. Quando começarem a ficar duras juntar o açúcar e o aroma de baunilha e bater mais um pouco para dissolver o açúcar. 
Colocar cuidadosamente as natas sobre a pavlova e cobrir com os frutos vermelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário