This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


7.12.09

Bolo-Rei


Inundada de espírito natalício decidi dedicar-me ao rei desta quadra. Lembro-me de ser pequena e de ouvir histórias de pessoas que engoliam a fava só para não terem de pagar o próximo bolo. Lembro-me de fazer colecção de brindes de bolo-rei e lembro-me da minha mãe ficar furiosa sempre que o brinde era uma peça gigantesca "só para fazer mais peso". Hoje em dia é raro haver favas e brindes, é considerado perigoso.
Eu tenho pena de termos perdido essa tradição. Sou apegada a estas coisas, acho que tradições são tradições sempre. Por isso na noite de Natal como o bacalhau da praxe e espero pela meia-noite para abrir os presentes. E até o bolo-rei, do qual não sou grande fã, tem um sabor muito especial nesses dias de festa. Este bolo não tem fava nem brinde, mas o da noite de Natal vai ter!

Ingredientes:
  • 750 g de farinha
  • 30 g de fermento para pão
  • 150 g de margarina
  • 150 g de açúcar
  • 150 de frutas cristalizadas cortadas em pequenos pedaços
  • 100 g de frutos secos (pinhões, amêndoas e nozes)
  • 50 g de passas
  • 4 ovos
  • 1 gema de ovo
  • 1 dl de vinho do Porto
  • Raspa de 1 limão
  • Raspa de 1 laranja
  • Fruta cristalizada para enfeitar
  • Açúcar em pó
Preparação:

Coloque as frutas cristalizadas picadas e as passas a macerar no vinho do Porto. Dissolva o fermento num decilitro de água morna, junte-lhe uma chávena de farinha e deixe levedar durante 15 minutos.
Bata a margarina amolecida com o açúcar e as raspas de laranja e limão. Quando obtiver um creme, junte os ovos um a um sem parar de bater. Em seguida junte o fermento e quando estiver tudo bem ligado junte o resto da farinha. Amasse até obter uma massa fofa e elástica e junte as frutas cristalizadas e os frutos secos. Cubra a massa com um pano e deixe levedar cerca de 5 horas.
Quando o volume da massa tiver duplicado coloque-a sobre um tabuleiro e dê-lhe a forma do bolo (esta é a altura de colocar a fava e o brinde embrulhado em papel vegetal). Cubra novamente e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com a gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas e polvilhe com açúcar em pó. Coza no forno a 190ºC durante 30 a 40 minutos.

2 comentários:

  1. Lembro-me quando era muito novo de dizer que não gostava de Bolo Rei porque tinha vergonha que me saísse a fava... Ou mais tarde da minha Mãe e a minha Madrinha quando viam que a próxima fatia era a do brinde diziam-me sempre para comer essa fatia! Ficava tão contente porque, sem saber muito bem porquê (e "sem gostar" de bolo Rei), me saía sempre o brinde... Fazía-me sentir muito especial :))

    E sim!! Uma vez o meu avô engoliu a fava para não ter de pagar o Bolo do próximo ano... :)) É bom recordá-lo com saudade nesta época especial.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também nunca fui muito fã... E porquê? Sei lá, acima de tudo pelo aspecto confuso e "cristalizado" que sempre me afastou (e a grande parte das pessoas mais "niquentas", por assim dizer) do: "Queres uma fatia de bolo rei?". Mas de uma coisa podem estar cientes, dei uma dentadinha neste bolo e ficou a promessa de repetir...

    ResponderEliminar