This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


24.3.10

Filetes de peixe espada preto com molho de tomate e risotto de abóbora


Alegre-se o mundo da blogosfera, alegre-se o mundo em geral. Estou de volta! As minhas profundas desculpas aos meus dois fãs (três, vá). Prometo que me vou portar melhor, a sério... Prometo dar utilidade aos 1839 livros de culinária que tenho recebido de presente ultimamente.
Esta receita foi retirada de um livro de culinária estónio que o meu (fantástico) marido me ofereceu. Servi este prato a uns amigos há uns tempos e eles saíram daqui a dizer "Pois, pois, se estás à espera de ir comer lá a casa alguma vez... esquece!". A sério que não percebo, eu até sou simpática! Porque é que ninguém quer cozinhar para mim?

Ingredientes (para 4 pessoas):

Para o peixe:
  • 8 filetes de peixe espada preto
  • 2 lombos de salmão
  • 3 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 1 colher de açúcar amarelo
  • 1 colher de sopa de basílico picado
  • Sal, pimenta e azeite
Para o risotto:
  • 300 g de risotto
  • 300 g de abóbora
  • 1 cebola
  • 1 cálice de vinho branco
  • 1 l de caldo de legumes
  • Margarina, queijo parmesão ralado, sal e azeite
Preparação:

Tempere o peixe com sal e pimenta e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Entretanto comece a preparar o risotto. Coza a abóbora e reduza-a a puré. Pique a cebola e refogue-a no azeite. Junte o risotto, frite ligeiramente e adicione o vinho. Deixe evaporar um pouco, junte o puré e adicione a pouco e pouco o caldo. Para terminar junte alguns pedaços de margarina e queijo parmesão ralado.
Para o molho, pique a cebola e refogue em lume baixo até a cebola ficar translúcida. Junte o açúcar e deixe caramelizar. Adicione o tomate picado e um pouco de água. Deixe ferver durante 10 minutos. Passe o molho com a varinha mágica e junte o basílico picado.

Sem comentários:

Enviar um comentário