Basta dar o "Julie & Julia" na televisão para eu ficar logo entusiasmada com a cozinha. Esta receita foi inventada pelo meu marido (na verdade não foi, ele comeu isto numa viagem, mas ele gosta que eu diga que foi ele que inventou). Uma simples pannacotta, tão fácil de fazer, com uma cobertura diferente e deliciosa.
Ingredientes:
- Para a pannacotta:
- 250 ml de leite
- 250 ml de natas
- 70 g de açúcar
- 1 vagem de baunilha
- 4 folhas de gelatina
- Para a cobertura:
- 150 ml de água
- 150 g de açúcar
- 4 gemas
- Amêndoa laminada e pinhões, q.b.
Preparação:
Cortar a vagem de baunilha no sentido longitudinal e levar todos os ingredientes da pannacotta ao lume com excepção da gelatina. Deixar engrossar um pouco mexendo sempre para não deixar ferver. Demolhar a gelatina em água fria e juntar ao preparado anterior. Distribuir por taças e levar ao frigorífico para solidificar.
Para o doce de ovos, levar ao lume a água com o açúcar até o açúcar derreter. Retirar do lume, deixar arrefecer um pouco e juntar as gemas, previamente batidas, muito lentamente e mexendo sempre para que as gemas não cozam. Na verdade eu uso uma técnica da minha mãe que consiste em fazer isto ao contrário, ou seja, junta-se a pouco e pouco a calda de açúcar às gemas, assim é mais seguro que estas não cozam.
Depois do creme completamente frio e da pannacotta bem solificada, deitar um pouco de creme sobre cada taça e distribuir sobre o creme, amêndoas laminadas e pinhões a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário