This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


23.4.10

Tarte de lima e limão


Adoro fazer esta tarte. Antigamente tinha imensa preguiça de "pôr mãos à obra" por ter de espremer tanta lima e tanto limão (que estupidez, eu sei). Mas agora tenho um espremedor de citrinos eléctrico e é ver-me toda fascinada a espremer sem esforço.
A receita foi tirada de um livro do Jamie Oliver (um dos meus grandes fãs como já sabem), apenas lhe junto mais açúcar senão fica demasiado ácida para o meu gosto. Para acompanhar sugiro um gelado de tangerina.
Já agora, é suposto juntar-se ao creme raspas da casca das limas, mas desta vez eu só me lembrei disso quando a tarte já estava no forno. Assim, tentem imaginar a foto com umas pinceladas de verde...

Ingredientes:
  • 1 base de massa quebrada
  • 350 g de açúcar
  • 5 ovos
  • 200 ml de natas
  • 100 ml de sumo de lima
  • 50 ml de sumo de limão
  • Raspas da casca de 2 limas
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a massa na tarteira, picar toda a superfície com um garfo, pincelar com ovo e levar ao forno durante cerca de 20 minutos. O ovo cria uma camada impermeável que evita que o recheio se misture com a base.
Enquanto a base coze, bata os ovos com o açúcar e em seguida adicione as natas e depois os sumos. Por fim misture as raspas da casca das limas.
Para evitar desgraças, já que o recheio é muito líquido, é aconselhável colocar o recheio na tarteira com esta já dentro do forno senão é muito provável que o recheio entorne no caminho para o forno. Depois basta cozer durante cerca de 30 minutos.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário