This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


28.4.10

Risotto de alheira com lombardo


Há umas semanas atrás fui almoçar com dois amigos a um restaurante. Um deles escolheu um risotto de alheira e ofereceu-me para eu provar. Estava bom, estava muito bom mas tive mesmo de deitar fora toda a minha modéstia e afirmar com toda a certeza: "Está bom, mas eu faria melhor". E fiz! Nesse mesmo dia passei no supermercado, comprei os ingredientes e preparei este prato para o jantar. E estava muito melhor que o do almoço.

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 2 alheiras de caça
  • 300 g de risotto
  • 500 g de lombardo
  • 1 l de água
  • 200 ml de vinho branco
  • Sal
  • Azeite
  • Cebola
  • Salsa
Preparação:

Como o sabor da alheira é muito intenso decidi cortar nos ingredientes típicos dos risottos. Assim, aqui não há caldo nem queijo e, em boa verdade, o sal também está ali só para corrigir alguma falta de sabor porque para mim o sal das alheiras é suficiente.
Pique a cebola e refogue-a lentamente no azeite. Quando a cebola estiver transparente junte o lombardo cortado em tiras e deixe refogar mais um pouco. Em seguida junte o risotto, depois o vinho e deixe evaporar.
Junte metade da água ao risotto, retire a pele das alheiras, corte-as em pedaços e junte ao risotto. Deixe o risotto cozer lentamente e adicione mais água à medida que for necessário.
Quando estiver pronto adicione a salsa picada.

1 comentário:

  1. Olá,

    Vou tentar fazer este risotto!

    Espero que fique tão bom como o teu.

    Bjs e bem haja

    maria
    sorrisomlm@gmail.com

    ResponderEliminar