This is my invariable advice to people: learn how to cook. Try new recipes, learn from your mistakes, be fearless, and above all have fun! (Julia Child)


24.9.09

Lasanha de bacalhau



Quando disse que ia fazer lasanha de bacalhau houve pessoas que me perguntaram se bacalhau combinava bem com massa. Como boa portuguesa que sou respondi que bacalhau combina com tudo mas confesso que fiquei um pouco reticente sobre o sucesso deste prato.
As dúvidas estão desfeitas. Eu gostei e penso que as minhas "cobaias" também.

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 12 folhas de lasanha
  • 4 postas de bacalhau
  • 400 ml de leite
  • 100 ml de azeite
  • 1 colher de sopa de farinha maizena
  • 400 ml de natas frescas
  • 2 cubos de caldo de peixe
  • 8 dentes de alho
Preparação:

Descasque os dentes de alho e leve-os ao lume com as natas e os cubos de caldo. Deixe cozer até os alhos ficarem tenros. Desfaça os alhos com a varinha mágica e reserve.
Desfie o bacalhau e leve-o ao lume em metade do azeite. Desfaça o bacalhau utilizando uma espátula de madeira e adicione ao poucos o leite e o resto do azeite até obter uma pasta esbranquiçada. Verifique o sal. Adicione a farinha maizena, mexa e reserve.
Coza as folhas de lasanha em água com sal e um pouco de azeite.
Num tabuleiro coloque alternadamente folhas de lasanha e uma camada da pasta de bacalhau. Termine com uma camada de lasanha e cubra com o creme de alhos. Leve ao forno para dourar.

1 comentário:

  1. É simplesmente fabuloso ser a tua "cobaia"!!! Ummm! Desde já ofereço-me para as tuas novas experiências no mundo da cozinha!

    ResponderEliminar